Por que empreender é a melhor opção de investimento?

Por que empreender é a melhor opção de investimento?

Começar um negócio do zero pode ser desafiador, mas quando você compra uma empresa, o processo de estruturação já foi feito. Isso quer dizer, já existem funcionários, contabilidade, clientes, fornecedores e as demais etapas já definidas. Ao final do texto você vai compreender por que empreender é uma ótima opção de investimento que faz seu dinheiro crescer. 

Em primeiro lugar, você deve saber que com uma empresa já estruturada, sua preocupação pode ser direcionada para a continuidade dessa engrenagem. É claro que alguns ajustes podem ser necessários, mas concorda que isso é bem mais simples do que começar um negócio do zero? 

Certa vez, uma das maiores autoridades em investimento anjo do Brasil, João Kepler, disse: “Nada é mais rentável que investir em um negócio. Porém, para ele crescer e trazer retorno, é preciso orientação no meio do caminho”. Ou seja, comprando um negócio já estruturado e fazendo as escolhas estratégicas para uma boa gestão o teu sucesso é garantido. 

Algumas empresas têm a capacidade de crescer até 100% ao ano. Esse resultado é o reflexo de um bom planejamento, gestão financeira adequada, otimização de processos, equipe capacitada, investimento em estratégias de divulgação e vendas, entre outros. Assim é possível expandir o negócio e vender mais. 

Empreender: principais vantagens de comprar uma empresa

Quando você compra uma empresa, ela já está em pleno funcionamento. Os colaboradores já são treinados, conhecem a cultura organizacional e estão alinhados com a missão, visão e valores. 

Além disso, a estrutura está preparada, normalmente não vai precisar de grandes investimentos. Os equipamentos estão funcionando, as paredes já estão pintadas, os móveis e decoração em seus lugares, o ambiente está pronto para dar continuidade na operação. 

Da mesma forma, os fornecedores conhecem a empresa, o que pode facilitar e agilizar futuras negociações. Sendo assim, o seu planejamento também pode ser simplificado, uma vez que é possível identificar ações que deram certo e podem continuar como estão e aquelas que não funcionam bem e precisam de alterações. 

Bem como já existem clientes fiéis ao negócio, a sua única função, nesse sentido, é trabalhar para fazer a sua retenção. A contabilidade do seu negócio já existe, assim como o seu histórico, que pode ser avaliado para identificar a situação atual e avaliar novas estratégias. 

Outro ponto muito importante é que você reduz os riscos do negócio dar errado, uma vez que ele já trilhou um caminho e você pode avaliar a sua consistência. 

5 indícios de que você deve ser um empreendedor

Inicialmente vamos entender um raciocínio prático. Em nosso dia a dia, existem alguns comportamentos que representam como nos sentimentos diante de situações. É a partir disso que podemos identificar possíveis sinais indicativos de que está na hora de ser um empreendedor. 

Nesse sentido, o primeiro deles é a sua constante observação perante a outros negócios. Sabe aquela costumeira frase: “Se essa empresa fosse minha, eu faria diferente”. Pois então, se isso faz parte da sua rotina frequentemente o seu sentido de empreendedor está aguçado. 

Outro ponto importante é sua incessante análise nos procedimentos empregados por uma empresa. Como por exemplo: o atendimento, a forma de vender, o relacionamento com a equipe e com os clientes, entre outros. Cada detalhe desperta a sua curiosidade, você deseja saber como tudo acontece.

Além disso, sente que o ambiente onde você atua já não lhe agrada mais. O estresse é intenso, a interação entre você, os demais colaboradores e o chefe está muito longe de ser satisfatória, existem conflitos e os interesses não estão alinhados. 

Você tem vontade de tomar atitudes diferentes. Está inclinado a correr riscos e lutar por um sonho que deseja realizar há muito tempo. E lembre-se: empreender é para quem está disposto.

Investir: porque adquirir um negócio estruturado é a melhor opção?

Você quer um investimento com rápido retorno? Comprar uma empresa é uma ótima opção. Ao começar um negócio como esse você já possui uma clientela fixa, e por isso, tem lucro de forma rápida. 

Ao empreender você consegue:

  1. Acompanhar o seu dinheiro de perto;
  2. Tem a possibilidade de escolher ferramentas para alcançar melhores resultados ;
  3. Seu dinheiro cresce junto com a empresa;
  4. Aumentar a performance da empresa, conquistar maior lucratividade e expandir o seu faturamento. 

O empreendedor que se dedica e anda junto com as mudanças do mercado tem maiores chances de sucesso. Ademais, é uma oportunidade de trabalhar diretamente com aquilo que você gosta, você aposta no seu sonho e vai lutar todos os dias por ele. 

Portanto, uma observação: a sua lucratividade vai depender de quanto você escolhe se dedicar para o seu negócio, ou seja, os seus resultados dependem de quem está por trás da operação. O que não acontece com os demais investimentos, onde os ganhos ou perdas são consequência do mercado. 

Já tomou sua decisão, mas não sabe com quem contar? 

Em conclusão, já sabemos que começar um negócio do zero demanda mais esforço e o seu retorno é a longo prazo. Já comprar uma empresa em andamento proporciona mais estabilidade, economia de trabalho e retorno em curto prazo. 

Mas antes de fazer uma escolha, é necessário fazer análises para que você tome os devidos cuidados e não tenha prejuízos. Para isso, conheça profundamente a sua área de atuação, saiba a rentabilidade que o negócio vai proporcionar, tenha ciência da reputação da organização que você deseja comprar. 

Desse modo, para empreender, conheça os orçamentos, a contabilidade, a equipe, o trabalho estratégico com marketing, tenha acesso a toda a trajetória da empresa até o momento, trace um bom plano de negócios. E por último, conte com uma consultoria especializada em prestação de serviços de corretagem empresarial. 

Por fim, com a Nova Direção você pode vender ou comprar a empresa certa! Gostou da ideia? Entre em contato, será uma imensa satisfação te contar melhor como funciona esse universo incrível do empreendedorismo. 

Gostou? Compartilhe com um amigo em suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email