Quer alavancar o crescimento do seu negócio? Conheça o que é M&A

Quer alavancar o crescimento do seu negócio? Conheça o que é M&A

Compra, venda e fusão de empresas? Afinal, o que é M&A?

A sigla, que remete a Mergers and Acquisitions, ou traduzindo “Fusões e Aquisições”, é o termo utilizado para definir a compra, venda ou fusão entre empresas. O M&A, apesar de ser pouco citado entre pequenos empresários, é extremamente válido para empresas de pequeno, médio e grande porte.

 Seu principal objetivo é permitir o crescimento de empresas através da geração de negócios. Seja por meio de um M&A, onde uma grande empresa faz a aquisição de uma menor, visando expandir o mercado, ou ainda quando um empresário quer se aposentar e pretende vender sua empresa, gerando assim uma nova oportunidade no mercado. 

Resumindo, mesmo que o termo M&A faça referência a fusões e aquisições, é importante ressaltar que existem diferenças entre os dois termos. O primeiro acontece quando empresas decidem unir suas operações em busca de uma nova direção. 

Já as aquisições são o resultado da compra de uma empresa, por outra empresa, grupo de investidores ou pessoa física. As pessoas não vendem seus negócios apenas porque o negócio está quebrado. Isso pode ser uma ótima oportunidade, confira o texto para entender o que isso significa. 

Quais são as principais etapas do M&A? 

Antes de mais nada é preciso acompanhar o mercado e saber identificar qual é a principal necessidade desse meio. Faça isso por meio da sua rede de contatos, networking nunca é demais. Demonstre interesse, visite fornecedores, investidores, parceiros e deixe claro que você está disposto a dialogar.

 Saiba qual é o Valuation da sua empresa, isso quer dizer, determinar quanto vale o seu negócio com base em um modelo quantitativo. Para isso, compreenda o seu mercado de atuação, consulte seu fluxo de caixa, tenha total domínio do seu produto ou serviço. Conte com a orientação de especialistas para ir além de cálculos matemáticos para definir um valor justo pela sua empresa.

 Parte indispensável de um processo de M&A é o Due Diligence, que funciona como uma auditoria. Isso quer dizer que você precisa entender exatamente, até os mínimos detalhes que implicam o processo. 

Nesse raio-x da empresa, será possível identificar os riscos que podem impedir a transação. Por meio dele serão acessadas e analisadas informações detalhadas a respeito de contabilidade, finanças, rotinas trabalhistas e fiscais. Bem como dados jurídicos, processos operacionais e administrativos, ou seja, todos os dados fundamentais para o funcionamento harmônico de uma empresa.

 Com base nesse levantamento você vai conhecer intimamente com quem está fechando negócio. Sendo assim, terá garantia de que está tudo em ordem. Nessa etapa também serão detectados pontos importantes que precisam de mais atenção, examinar o fluxo de trabalho, definir processos e prazos, organizar as informações, e estipular um padrão para a comunicação e compartilhamento de dados entre as partes. 

Agora sim, com tudo isso em mãos você pode iniciar o processo de negociação e formalizar a operação. Quando você decide ser empreendedor esse processo deve estar presente em toda a sua caminhada. Sempre trabalhe com muita clareza, quando você faz a fusão ou aquisição de uma empresa, é fundamental incluir um planejamento bem desenvolvido.

 Dessa forma, será possível guiar essa transação de maneira saudável, tanto para as partes comprometidas, quanto para quem está envolvido diretamente no processo, como por exemplo, os colaboradores. 

Vantagens de um processo de M&A 

O processo de fusão e aquisição de empresas vai impactar diretamente no crescimento do negócio, assim como já foi dito no início do texto. Mas como isso acontece? 

Uma fusão ou aquisição de um concorrente pode colaborar para restringir sua concorrência, facilitar o acesso a novos mercados, contratar novos talentos para atuar na sua operação, além de ampliar sua carteira de produtos ou serviços. Sem contar o aumento de receita.

Em outros casos de aquisições, o M&A traz a oportunidade de um investidor ganhar tempo e consequentemente dinheiro ao adquirir uma empresa que já está em operação e possui valor de mercado. Todos sabem as dificuldades que abrangem iniciar um negócio do zero, em diversos casos são anos de construção e desafios para alcançar bons resultados.

Como identificar empresas que estão disponíveis para M&A? 

Hoje é muito mais fácil encontrar empresas que estão dispostas a concretizar parcerias, ou buscam vender seu negócio já estruturado. Aqui na Nova Direção temos diferentes estratégias para encontrar oportunidades à venda e também investidores para tais oportunidades.

Por ser um mercado mais restrito, comparado a venda de outros bens, como um carro ou imóvel, frisamos a importância do nosso trabalho, onde buscamos gerar visibilidade às oportunidades ocultas, atingindo o público alvo pretendido, mantendo o máximo de sigilo sobre os negócios. Afinal, não é possível gerar negócios sem visibilidade.

Não tome uma decisão precipitada, conte com a Nova Direção 

O processo de fusão e aquisição de empresas é complexo, extenso e envolve riscos. Sem dúvidas é uma estratégia bastante comum no mercado, e muito pertinente para negócios que buscam constante crescimento. 

Por aqui costumamos dizer que todo empresário deveria pensar na venda de sua empresa, assim focaria em gerar valor no negócio, e poderia pensar em explorar novas oportunidades no futuro.

Nosso legado é tornar cada vez mais comum o tema sobre a venda de empresas no Brasil, gerando assim mais oportunidades para quem busca novos desafios, e soluções para quem precisa seguir uma nova direção.

Gostou? Compartilhe com um amigo em suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email